1º apresentar o desenho de uma mão ou pedir que mostrem suas mãos.
2º perguntar as crianças se elas sabem para que servem as nossas mãos e pedir para relatarem.
3º fazer apenas intervenções pertinentes sobre o que elas irão dizer.
4º explicar que você irá ler uma parlenda (diga o que significa uma parlenda aos alunos) e pergunte sobre o que se trata.
Significado: As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças.
5º ler em voz alta a parlenda.
Dedo Mindinho
Seu vizinho,
Maior de todos
Fura-bolos
Cata-piolhos.
6º ler pausadamente e ir mostrando os dedos a que se refere à parlenda e explicar (perguntando) por que tem este "nome".
Dedo Mindinho (Porque será que ele se chama mindinho?)
Seu vizinho, (E vizinho, alguém sabe o que é?)
Maior de todos (hum, maior de todos... é porque ele é muito grande ou pequeno?)
Fura-bolos (Quando mamãe faz um bolo dá vontade tirar um pedacinho. Então qual o dedinho que a gente mexe no bolo?)
Cata-piolhos. (Este dedinho serve para matar os bicinhos que coçam muito nossa cabeça, que dedinho será este?)
7º solicitar que os alunos repitam a parlenda juntamente com a professora devagar e vá mostrando cada dedinho.
8º registrar na hora da aula (com todos os alunos vendo) a parlenda apresentada numa folha de papel ou cartaz.
9º solicitar que os alunos identifiquem as vogais trabalhadas e circular a vogal identificada.
10º como atividade solicitar que contorne numa folha de papel ou molhem de tinta a sua mãozinha, e depois mostre aos colegas.